A rede de eletroeletrônicos Magazina Luiza fechou o ano de 2015 com menos R$ 65,6 milhões, segundo anunciou a varejista, após ter registrado um lucro de R$ 128,6 milhões no ano anterior.

No último trimestre de 2015, a empresa viu sua receita totalizar R$ 2,53 bilhões, 8,7% abaixo dos R$ 2,77 bilhões registrados no mesmo período de 2014.A redução foi considerada reflexo de uma queda de 11,6% nas vendas no conceito mesmas lojas (+19,1% no e-commerce e -17,6% nas lojas físicas).

Em 12 meses, a variação na receita acompanhou a tendência de queda (-8,2%), ficando em R$ 8,97 bilhões (abaixo dos R$ 9,77 bilhões em 2014). Já as vendas do e-commerce cresceram 19,1%, representando 21,1% das vendas totais, e foram impulsionadas pela melhoria do sortimento e pelo lançamento do novo aplicativo para smartphones, que já conta com mais de 1 milhão de usuários.

No comunicado à imprensa, a Magazine Luiza declarou que sua principal estratégia para os próximos cinco anos é a transformação digital. Esta transformação consiste em passar a vender produtos de outros varejistas, distribuidores ou até mesmo de canais de venda direta de indústrias no modelo marketplace.

“Nosso objetivo é transformar o Magazine Luiza, passando de uma empresa de varejo tradicional com uma forte plataforma digital, para uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano”, escreveram os diretores da companhia.

Segundo a rede, a estratégia tem o potencial de aumentar o mix de produtos vendidos em até 10x ao longo dos próximos anos. A implantação da nova plataforma de marketplace está prevista para o primeiro trimestre de 2016, e terá como seu primeiro parceiro a Época Cosméticos, subsidiária integral do Magazine Luiza.

(Por NoVarejo – Escrito por  Danilo Barba) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM