As vendas no cash & carry tiveram um aumento de 26% em volume e de 32% em valor no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel. O formato foi o único a apresentar crescimento em 2015. O principal motivo é o fato de os consumidores estarem mais racionais na hora de comprar. Eles têm reduzido visitas aos pontos de venda e frequência de compra, principalmente de itens de maior valor, como  fraldas, chocolate, creme de leite e molho para salada.

O levantamento indicou que, no ano passado, houve recuo de 2% nas quantidades consumidas de itens como alimentos, bebidas  e artigos de higiene e limpeza. Com a queda, o nível retornou ao de 2010. Já o gasto em valor dos brasileiros ficou estável em termos nominais, registrando diminuição real de 10%.

“Foi a primeira vez que efetivamente andamos para trás”, diz  Christine Pereira, diretora da Kantar Wordpanel. Ela explica que o consumo das famílias é sustentado pelo tripé inflação, renda e emprego. Esses são os indicadores mais abalados pela crise econômica.

O estudo também mostra retração no volume comprado em todas as classes sociais, se comparado com o ano anterior. A exceção ficou por conta dopúblico D e E, que ampliou em 1% a quantidade de produtos comprados no período.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócio do varejo, retail lab, ESPM