A economia brasileira entrou em recessão, o dólar foi para as alturas, o consumidor colocou o pé no freio, mas boa parte dos supermercados apostam que o brasileiro irá às compras, sem medo de festejar. Dos 720 supermercadistas de todo o Brasil que opinaram na enquete do Portal SM, 44% assinalaram que as vendas deverão ser superiores as de 2014; 20%, iguais e 36%, menores. Embora o percentual dos pessimistas seja expressivo, os 64% restantes já se colocaram em atividade para fazer as vendas acontecerem.

“A nossa expectativa é de crescer 20% neste Natal”, afirma Flavio Almeida, diretor comercial doGrupo Zaragoza – 9 lojas da bandeira Spani Atacadista e 5 da Villareal. Segundo o executivo, boa parte dos vinhos, espumantes e panetones já foram comprados e as ações já estão sendo planejadas. OGrupo Nazaré – 5 lojas no Pará – também está a pleno vapor. “Mesmo com o cenário adverso, projetamos um bom desempenho”, comenta Alan Costa Corrêa, sócio da empresa.

Já o Mercadinho São Luiz, 15 lojas no Ceará, resolveu apenas ser previdente e interromper as importações, por conta da alta do dólar. “Vamos impulsionar os itens já comprados e focar nos produtos nacionais”, esclarece Joana Ramalho, diretora comercial da rede.

Prevenida quanto ao sobe e desce do dólar, a Rede Walmart no Brasilse antecipou bem às compras de importados para o Natal.  Em entrevista ao Portal SM no final de agosto deste ano , Guilherme Loureiro, CEO da varejista, comentou que alguns itens importados já foram comprados em setembro e outubro do ano passado. “O Natal é uma época de boas vendas mas não será fácil com o dólar atual”, ressalta o executivo.

Uma coisa é certa, do sortimento, à exposição e ambientação, tudo está sendo pensado. O Grupo Zaragoza fará grandes promoções em parceria com a indústria, mas de características diferentes para cada bandeira. E a rede Mercadinhos São Luiz realizará campanha na TV, além de incentivar os clientes a fazer compras resgatando pontos do programa Dotz de fidelidade.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM