O comércio eletrônico, que nos últimos anos cresceu a taxas de dois dígitos e apresentou desempenho descolado do varejo como um todo, começou a sentir os efeitos da situação econômica do País. Uma pesquisa inédita realizada pela FecomercioSP mostrou uma queda real de 10,1% nas vendas do comércio on-line no Estado de São Paulo no mês de agosto, para um total de R$ 1,03 bilhão.

O mercado paulista responde por 22% das vendas feitas pela internet no País. Em agosto de 2014, o setor havia registrado crescimento real de 17,9% no Estado. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o varejo on-line ainda apresentou crescimento de 1%, movimentando R$ 9 bilhões.

“É a primeira vez que se observa uma queda nas vendas do comércio eletrônico e também uma redução em sua participação no varejo total”, afirma Victor Augusto Meira França, assessor econômico da FecomercioSP. Entre julho e agosto, a fatia das vendas pela internet no comércio geral caiu de 2,5% para 2,3%.

Projeções

De acordo com a consultoria e-bit, a tendência é que o comércio eletrônico atinja um crescimento nominal de 15% e crescimento real (descontada a inflação) próximo aos 5%. A consultoria, entretanto, pondera que o crescimento nominal registrado no primeiro semestre, de 13%, está mais associado ao aumento nos preços dos produtos do que ao volume de vendas.

A e-bit, no entanto, estima uma melhora no ritmo de vendas no fim do ano. “As empresas de comércio eletrônico ainda apostam que a Black Friday fazer a diferença neste ano, com a realização de promoções em um período no qual as pessoas receberam a primeira parcela do 13º salário”, afirma Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit e presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM