As vendas do terceiro trimestre da varejista francesa Casino superaram as expectativas do mercado, e a empresa disse estar colhendo os benefícios dos cortes de preços em seu mercado doméstico, que teve seu maior crescimento em mais de quatro anos.
O desempenho robusto do mercado francês ajudou a compensar a fraca demanda por eletrônicos dos consumidores no Brasil, segundo maior mercado da empresa em receita, e os efeitos dos atentados de agosto na Tailândia.
Foi uma rara notícia positiva para o Casino neste ano, já que o lucro do grupo caiu 36 % no primeiro semestre.
A companhia também anunciou uma expansão de seu acordo de compras conjuntas com a parceira Intermarche, de capital fechado, para cobrir mais produtos enquanto busca gerar economias ao realizar compras em maiores quantidades.
O Casino, que tem 55 % de suas vendas vindo de mercados emergentes e controla o Grupo Pão de Açúcar, disse que as vendas do grupo no terceiro trimestre foram de 10,68 bilhões de euros.
Esse número representou uma queda de 0,5 %, excluindo aquisições, efeitos cambiais e petróleo, após uma queda de 0,4 % no segundo trimestre — mas superou a previsão dos analistas de 10,56 bilhões de dólares.
Na França, principal mercado do Casino e onde a empresa tem reduzido preços desde 2013, as vendas no conceito mesmas lojas subiram 2,4 %, melhor desempenho desde o segundo trimestre de 2011, com o tráfego de consumidores subindo 3,7 %.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM