Pesquisa do Instituto Data Popular aponta que 64% dos brasileiros compram produtos em promoção habitualmente. A análise foi feita no começo do mês, em 152 municípios, com 3 mil pessoas. Cinco anos atrás, a pesquisa mostrou que os adeptos das barganhas somavam 39%.

Atualmente, 87% dos entrevistados afirma que pesquisam preços antes de comprar. Em 2010, 52% afirmaram que pesquisavam os preços.

Com queda de 2,2% nas vendas no primeiro semestre, hipermercados e supermercados têm apostado em promoções agressivas, como sorteios de carros zero-quilômetro e viagens.

O mote utilizado em vários casos é o aniversário da empresa, que é comemorado no mesmo mês pelas redes Walmart, Pão de Açúcar, Sonda e Hirota. O Carrefour antecipou a campanha de aniversário de outubro para este mês. O Walmart resolveu estender o aniversário que ocorria em agosto nas bandeiras da rede que atuam no sul (Nacional e Mercadorama) para todos os hipermercados.

A rede Hirota, com 14 lojas em São Paulo, também está tentando segurar a queda nas vendas apostando nas promoções. A rede vai sortear uma picape Hilux, avaliada em R$ 120 mil.

Já o Walmart optou por uma estratégia diferente para comemorar o aniversário e impulsionar as vendas. Segundo Andre Chevis Svartman, diretor da rede, a empresa prefere colocar preços mais baixos nos produtos, dentro da política de preço baixo todo dia, do que gastar com carros.

Na rede Pão de Açúcar, os prêmios são quatro viagens para Madri, Espanha. A rede varejista não atribui a promoção mais agressiva neste ano à crise econômica e informa que está até gastando até menos com os prêmios de aniversário por conta de parcerias com uma companhia aérea e uma agência de viagens. A empresa não revela quanto pretende ampliar as vendas com a promoção que inclui, além de prêmios, descontos em produtos escolhidos a dedo.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM