Varejistas do setor negociam preço de produtos com fabricantes para garantir descontos atrativos. Vendas deste ano devem superar os R$ 217 milhões de 2012

Há cerca de 100 dias para o Black Friday 2013, grandes players do e-commerce, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana se reuniram em São Paulo para o Black Friday Summit – evento que orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday, ação promocional com foco em descontos que esse ano acontece no dia 29 de novembro.

“Observamos que a preparação para este Black Friday está sendo feita com muito mais antecedência do que nas edições anteriores. A ação deste ano deve ser marcada por uma forte movimentação dos fabricantes, que deverão se preparar para oferecer produtos com preços competitivos para o varejo”, conta Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, portal responsável pelo Black Friday Brasil.

Lourival Junior, gerente de produtos do Walmart.com, aponta o diálogo com fornecedores como um dos pontos principais na preparação da data. “Pra que o varejo repasse bons descontos ao consumidor no Black Friday é necessário negociar com bastante antecedência com fabricantes e fornecedores. Mesmo há meses da data, já estamos nos movimentando nesse sentido. Planejamento não é nada sem execução”, afirma.

Os principais pontos discutidos pelos executivos presentes no evento foram a preparação de estoque de produtos, infraestrutura tecnológica, logística e principalmente a oferta de descontos realmente atrativos; o que envolve uma negociação prévia de varejistas com fabricantes.Táticas como maquiagem de preço e valores inflacionados foram condenadas. “O respeito pelos consumidores é o principal fator para que a ação continue quebrando recordes de vendas”, completa Pedro Eugenio.

Outra loja que também se prepara com antecedência é a Netshoes. Segundo Priscila Erthal, gerente de marketing, todas as áreas profissionais da empresa (comercial, tecnologia, atendimento, entre outras.) estão preparadas para mais um ano de muitas vendas.  “No último Black Friday a Netshoes recebeu três vezes mais visitas do que um dia normal”, apontou.

A Cia Hering também já se movimenta para a ação deste ano. “No último Black Friday vendemos seis vezes mais do que em um dia comum”, afirma Rubem Razões, Gerente de e-commerce da Cia Hering.

A expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição de 2013 supere o recorde estabelecido no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil.

Também participaram do Black Friday Summit empresas como a Vtex (plataforma de e-commerce), MundiPagg (pagamentos online), Media Factory (marketing digital), Precifica (precificação inteligente) e Adyen (pagamentos online).

O Black Friday  Summit é uma realização do Grupo LeadMedia e ESPM, como parte da programação do Digital Week ESPM, evento que discute as atuais tendências de marketing digital e e-commerce em programação, que aconteceu entre 3 e 9 de agosto.

(Por No Varejo – Escrito por  Cristiani Dias) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo