O Dia dos Namorados é uma data que, além de mexer com o coração, também movimenta o bolso dos casais apaixonados. E o comércio pretende faturar alto com a movimentação da data.Os shoppings da região já projetam, em média, aumento de até 40 % nas vendas e aproximadamente 15% no fluxo de pessoas nos estabelecimentos, em comparação com o ano passado. A informação é referente aos shoppings Mauá Plaza, Praça da Moça em Diadema e Grand Plaza em Santo André. Os outros estabelecimentos da região não divulgam expectativas de vendas por pertencerem a empresas de capital aberto.
A gerente de marketing do Mauá Plaza Shopping, Ariane Oliveira, destacou a importância da data para todo o comércio. “O Dia dos Namorados é a terceira principal data para as lojas, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães”, disse.
Os lojistas também estão empolgados com a chegada do dia. Ana Lúcia Galizia, de uma loja de acessórios no Shopping Grand Plaza, aposta em colares e pingentes para o público feminino. “Estamos expondo bastante peças em formato de coração, para chamar a atenção dos apaixonados”, disse.
A gerente do Mauá Plaza Shopping também considera que a praticidade é um diferencial para as lojas de shopping. “A pessoa pode estacionar o carro tranquilamente, fazer um jantar romântico, ir até o cinema, ou seja, é algo maior do que o presente em si. Além da vantagem do horário diferenciado, que pode atender a todos os públicos”, elenca como vantagens.
Lembrando que os shoppings também prepararam promoções para essa data, como sorteios de viagens e carros, e brindes para os apaixonados.
Virtual
Neste ano, o setor de comércio eletrônico aposta em recorde de vendas on-line, com crescimento que deverá chegar a 25%, em relação ao ano anterior. Segundo pesquisa e-Bit, o comércio eletrônico movimentará aproximadamente R$ 1 bilhão em vendas aos consumidores.
O destaque de comercializações pela internet será para o setor de moda e acessórios, apontado como líder de intenção de compra (12,2%).
Proteste alerta sobre compras para o Dia dos Namorados
Sair para jantar ou comemorar em uma casa noturna, fazer uma viagem, comprar flores ou outro presente especial. As opções são variadas para celebrar o Dia dos Namorados. Mas para a data não se transformar num ‘mico’, a Proteste – Associação de Consumidores dá algumas orientações a quem vai presentear amanhã.
Se for comprar um presente, o ideal é sair já com a definição do que se pretende adquirir, pois tornará mais fácil comparar preços e a qualidade dos produtos. Isso evita também a compra por impulso.
Se optar pelas ofertas de sites de compras coletivas, atenção é fundamental para não estragar o programa ou serviço contratado. As empresas são obrigadas a informar o número mínimo de compradores para que o contrato seja válido e o prazo para utilizar a oferta. Também verifique se os descontos em bares, centros de estética, cinemas, não implicam em discriminação em relação aos demais clientes.
(Por Varejistas) varejo, núcleo de estudo do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo