O Walmart planeja investir 500 milhões de yuans (US$ 79,8 milhões) para modernizar suas lojas na China e afirmou que está cumprindo suas metas de abertura de novas instalações no país.

As declarações foram publicadas depois que a imprensa chinesa relatou que recentes fechamentos de lojas estavam dificultando os planos de crescimento da varejista em um de seus principais mercados.

A empresa norte-americana pretende remodelar 50 de suas mais de 380 lojas na China e abrirá 30 novas neste ano, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Nos próximos seis meses, deverão ser abertas lojas em cidades como Xinyu, na província de Jiangxi, e em Shantou, na província de Guangdong.

O Walmart também planeja investir em centros de distribuição e melhorar seus armazéns, com o objetivo de aperfeiçoar a segurança alimentar e reduzir custos.

A imprensa chinesa vinha questionando se o Walmart estaria recuando de suas metas de crescimento. Segundo as reportagens, a varejista iria fechar lojas na China durante o mês de abril em seguida a dificuldades com os altos aluguéis e o aumento dos custos trabalhistas.

Uma porta-voz da empresa afirmou, porém, que o fechamento de lojas é uma parte normal das operações da companhia.

A China é um importante mercado para o Walmart, que atualmente é a segunda varejista em fatia de mercado no país, atrás da Sun Art Retail Group – uma joint venture entre o conglomerado taiwanês Ruentex Group e o francês Groupe Auchan.

O Walmart também vem ampliando suas operações online na China. No ano passado a empresa comprou 51% de participação na companhia chinesa de comércio online Yihaodian. As informações são da Dow Jones.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo