>Ranking das 250 com maior receita inclui Pão de Açúcar, Casas Bahia e Lojas Americanas

Há três empresas brasileiras no ranking das 250 maiores varejistas do mundo. A edição de janeiro da revista Stores, ligada à associação dos varejistas dos Estados Unidos, a National Retail Federation, traz o ranking das maiores redes varejistas em faturamento, entre as quais figuram o Grupo Pão de Açúcar, em 92º lugar, Casas Bahia, na 131ª posição, e Lojas Americanas, esta pela primeira vez no ranking, em 200º lugar.

A 13ª edição da pesquisa Global Powers of Retailing, realizada pela Deloitte, considera as informações públicas divulgadas pelas empresas ao redor do globo. A atual edição tem como base o ano fiscal 2008, incluindo exercícios fiscais encerrados em junho de 2009. Os números não incluem os movimentos de consolidação do mercado de varejo brasileiro no ano passado, como a compra do Ponto Frio e das Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar.

Segundo o relatório, o “Brasil está em chamas” (no bom sentido). “Sua economia se recuperou bem de uma recessão bastante modesta, e há um consenso geral de que a perspectiva é boa”, informa a Deloitte. “Quase duas décadas de inflação baixa, déficits modestos e crescimento robusto convenceram a comunidade global de investidores de que o Brasil é uma aposta relativamente segura.”


O relatório relembra os impactos da crise financeira sobre a economia americana e a redução dos gastos por parte dos consumidores, que adotaram um padrão mais cauteloso, priorizando alimentos e itens de primeira necessidade a eletrônicos e objetos de decoração. As margens também encolheram, já que o índice de lucratividade (receita sobre vendas) caiu para uma média de 2,4% em 2008, ante 3,7% em 2007.

Ainda assim, as vendas combinadas das 250 empresas do ranking alcançaram US$ 3,8 trilhões, um aumento de 5,5% sobre a edição anterior da pesquisa (base 2007). Do total, US$ 1,2 trilhão está nas mãos dos dez maiores, que concentram 30,2% do faturamento total, ante índice de 29,6% na versão anterior. O Walmart continua à frente, seguido por Carrefour, desde o ano 2000. A rede alemã Metro pulou para a terceira colocação, à frente da britânica Tesco, ajudada pelo câmbio na conversão das moedas para o dólar. O Schwarz Group, de origem alemã, subiu para a quinta posição, no lugar que era da americana Home Depot, que por sua vez ficou em sétimo. As outras empresas entre as dez mais são The Kroger (6º, EUA), Costco (8º, EUA), Aldi (9º, Alemanha) e Target (10º, EUA).

Fonte: Estadão (Luana Pavani) – 26/01/2010