>Como avaliar o impacto da união entre GPA e Bahia?

Vai começar agora e terminar não sabemos quando a avaliação da compra das Casas Bahia pelo Pão de Açúcar.

A tarefa cabe aos órgãos públicos, entre eles a SDE – Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, a SEAE – Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Pelo que descrevem alguns noticiários, faltam à SEAE métodos de análise para avaliar o impacto da associação das duas empresas nos mercados onde atuam. Mas isso não deveria ser problema pois há conhecimento suficiente para resolver esta questão registrado em literatura sobre gestão de varejo.

Trata-se do Índice de Saturação Varejista ou ISV (PARENTE, 2000 pg. 330). Este índice estabelece a relação entre a demanda de mercado existente na região em análise com a oferta varejista presente.

A demanda de mercado é resultado da multiplicação entre a população da região pelos gastos médios com produtos oferecidos pelas lojas de eletro-eletrônicos e móveis.

A oferta varejista é o resultado da soma das áreas de vendas das lojas existentes em uma determinada região.

Se tomarmos como exemplo uma cidade, bairro ou região com 80 mil habitantes, gastos médios anuais de R$500,00 em produtos eletro-eletrônico e móveis, teremos uma demanda existente de R$ 40 milhões.

O passo seguinte é encontrarmos quantas lojas de eletro-eletrônicos e móveis existem na mesma região. Se neste exemplo, encontrarmos 10 lojas de 500 m2 cada, teremos ao todo uma oferta varejista de 5.000 m2.

O ISV será o resultado da divisão dos R$ 40 milhões pelos 5.000m2 ou seja, R$8.000,00. Cabe descobrirmos qual é a fatia deste valor que ficou destinada a nova empresa formada entre Pão de Açúcar e Casas Bahia e definir um percentual aceitável para se evitar a saturação de mercados por apenas uma empresa impedindo assim a boa prática concorrencial.

A metodologia aqui apresentada é utilizada para avaliação de expansão de lojas em novos mercados. Pode ser aproveitada pelos órgãos do governo para avaliar o impacto da fusão destes dois gigantes do varejo.

Até a próxima!

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore

Referência bibliográfica: Parente, J. Ed. Atlas, 2000.