A Black Friday já faz parte do calendário oficial dos varejistas brasileiros e sempre gera muita discussão no país. Para saber mais sobre as percepções dos internautas brasileiros sobre o assunto, o IBOPE Conecta realizou uma pesquisa sobre o tema e o resultado mostra que 68% dos usuários de internet tem a intenção de realizar alguma compra nessa data, contra 18% que afirmam que não farão compras. Em 2016, última vez que a pesquisa foi realizada, os percentuais eram de 67% e 13%, respectivamente.
O IBOPE Conecta perguntou também sobre a credibilidade da Black Friday. Apesar do grande interesse em fazer compras nessa data, há muita desconfiança em relação à veracidade dos descontos ofertados: 70% acreditam que apenas algumas lojas fazem promoções reais, enquanto outras aumentam os preços semanas antes e cobram o preço normal na Black Friday. Dois anos atrás, 66% acreditavam nessa afirmação. Em 2018, os que não acreditam nesta data e acham que todas as lojas dissimulam os descontos somam 20% (eram 18% em 2016). A pesquisa mostra também que cai de 15% para 10% a confiança na Black Friday nesse período.
(Por IBOPE) varejo, retail lab, núcleo de varejo, ESPM, Black Friday