A Alibaba Group Holding está olhando além das fronteiras para transformar a celebração anual de compras do Dia dos Solteiros em um fenômeno global.
Neste domingo, a gigante chinesa da internet passa a somar as vendas da Lazada, o centro de compras on-line que controla. A maior empresa de comércio eletrônico do Sudeste Asiático está se tornando parte fundamental do plano da Alibaba para estimular o crescimento, somando-se aos esforços da companhia para entrar nos ramos de shopping centers, lojas de conveniência e entrega de alimentos.
O desafio do império on-line do bilionário Jack Ma é bater outro recorde de transações de vendas após uma década superando os resultados anteriores. Com a escalada da guerra comercial, o esfriamento da economia e a concorrência crescente de plataformas menores, como JD.com e Pinduoduo, a Alibaba tenta adicionar novos motores de crescimento. A celebração do varejo dedicada aos solteiros do país, realizada no dia 11 de novembro, se transformou em um termômetro importante não apenas para a empresa, mas também para a segunda maior economia do mundo.
“O Dia dos Solteiros virou uma vitrine para a Alibaba exibir suas capacidades em todas as plataformas”, disse o CEO Daniel Zhang, em entrevista coletiva, em outubro, em Pequim. Ele assumirá quando Ma deixar o cargo de presidente-executivo do conselho, no ano que vem.
Foi de Zhang a ideia de transformar o Dia dos Solteiros em um festival de compras, há uma década. Como o dia de vendas deste ano será o último de Ma à frente do conselho, Zhang precisará provar que é capaz de manter legado. “Acreditamos que o envio de 1 bilhão de pacotes se tornará um acontecimento diário no futuro”, disse ele.
Mais de meio bilhão de pessoas deverão visitar os websites da Alibaba em busca de secadores de cabelo Dyson, fórmulas infantis e bolsas Gucci. A Alibaba conseguiu registrar um crescimento vertiginoso durante quase uma década, incluindo um salto de 39 por cento nas vendas no ano passado, para 168 bilhões de yuans (US$ 24,2 bilhões).
Para estimular o crescimento, a Alibaba está expandindo sua estratégia. A startup Ele.me, assumida pela empresa neste ano, oferecerá serviços de entrega para algumas cafeterias Starbucks em 11 cidades da China. A Rural Taobao oferecerá cupons para produtos em 800 condados, e a Lazada lançará promoções em seis países do Sudeste Asiático, incluindo Indonésia, Malásia e Tailândia.
Apesar de terem passado três anos desde que Ma afirmou que queria transformar o Dia dos Solteiros em um evento de compras global, isso ainda não aconteceu. A expansão internacional será parte fundamental do plano de Zhang para continuar batendo recordes de venda. No ano passado, Rússia, Hong Kong e EUA foram as três regiões fora da China continental que mais compraram mercadorias durante o evento anual. Entre os produtos mais populares comprados no exterior estão telefones celulares, casacos de lã e suéteres de tricô, segundo a empresa.
O Sudeste Asiático dará o mais claro indicativo da capacidade de internacionalização da Alibaba. Como a companhia agora detém o controle total da Lazada, que tem sede em Cingapura, a região continua sendo uma das áreas em que a empresa tem um desempenho relativamente bom.
— Com a colaboração de Yinan Zhao, Olivia Carville e Selina Wang.
(Por Bloomberg – Lulu Yilun Chen) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Alibaba, E-commerce, Vendas, Dia dos Solteiros