O Casino, empresa sócia no Brasil do Grupo Pão de Açúcar, é a principal concorrente do Carrefour no país de origem de ambas as companhias: a França. No entanto, duas redes de desconto com sede na Alemanha ganham espaço naquele mercado e obrigam os líderes a reagir.
É o caso das redes Aldi e Lidl, presentes na França desde a década de 1980, com suas lojas sem decoração e com sortimento que privilegia as marcas próprias. Com agressivas políticas de desconto, as bandeiras não param de ampliar a presença no mercado francês: hoje a Lidl conta com 1,5 mil lojas por lá, enquanto a Aldi já soma 900 unidades.
A participação de mercado de Lidl e Aldi na França ainda é pequena: 4,7% e 2,5%, respectivamente. No entanto, elas já tiraram as maiores empresas da zona de conforto. Tanto que, inspirados no sucesso das redes alemãs, todos os maiores concorrentes elevaram seus investimentos em marca própria. No Carrefour, esses produtos representam hoje em torno de 25% das vendas na Europa, participação que deve chegar a 40% a médio prazo. A companhia prevê lançar mais de mil itens com sua marca neste ano, principalmente congelados e orgânicos.
Desde 2009, o Carrefour opera também lojas com a bandeira Carrefour Discount, com preços mais acessíveis para concorrer com as cadeias alemãs. No Casino, os itens de marca própria já respondem por mais da metade das vendas. A empresa conta também com a bandeira de descontos Líder Price, atualmente com 585 lojas e previsão de chegar a mil unidades em 2014.
(Por Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo