Superando as expectativas iniciais, o Black Friday movimentou um total de R$ 871.986.167 nos e-commerces brasileiros. Os dados são da ClearSale, empresa especializada na prevenção e detecção de fraudes do comércio eletrônico, em parceria com o Busca Descontos, responsável pelo site www.BlackFriday.com.br.

Foram realizadas 2.092.345 mil transações durante a ação, que representaram um tíquete médio de R$ 416,75 por compra. A ClearSale evitou R$ 3.058.936,60 em fraudes.

A região Sudeste foi a responsável pela maior parte do volume de transações, com quase R$ 562 milhões. Também foi na mesma região que foi registrado o menor tíquete médio: R$ 406,47. Do outro lado da balança, o maior tíquete médio na data ocorreu na região Sul, com R$ 463,97.

Já na distribuição por idade, a faixa entre 31 e 40 anos foi a que mais consumiu – ficando com 31% do bolo. As pessoas entre 23 e 30 anos vieram logo em seguida, com 30%.

Já as categorias mais procuradas durante toda a sexta-feira no portal www.BlackFriday.com.br, de acordo com o Busca Descontos, foram Eletrônicos (com 41,76% dos cliques), Esporte e Lazer (14,48%), Informática (10,98%), Viagens (10,04%) e Moda (8,74%).

As divisões por estado, região, faixa etária e gênero estão detalhadas nas tabelas a seguir.

 

Distribuição por Região:

 

Distribuição por Estado:

 

Distribuição por Idade:

 

Distribuição por Sexo:

 

 

Sobre o Busca Descontos:

Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos – http://www.buscadescontos.com.br – reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.

O Busca Descontos também promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas “big dates”, como Black Friday, Boxing Day, Brasil Game Day e Web Fashion Day. Por meio delas, o portal ajuda a alavancar as vendas no e-commerce brasileiro ao mesmo tempo em que traz descontos e oportunidades aos consumidores.

Em 2010, o Busca Descontos recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance LeadMedia para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.

 

Sobre a ClearSale:

Empresa especializada em prevenção e detecção de fraude para diversos segmentos de mercado, entre eles e-commerce, telecomunicações e mercado financeiro. A ClearSale autentica 50 milhões de pedidos por ano e, em 2013, evitou a fraude de R$ 353 milhões. Atualmente, possui 700 colaboradores e mais de 1.400 clientes.

(Por MISASI COMUNICAÇÃO) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM