>Meta da empresa é seguir o aumento do consumo da classe emergente e entrar na venda de alimentos com marca própria em seus postos.

Nem só de venda de combustível e prestação de serviços automotivos nos postos viverá a BR Distribuidora (cujo nome oficial é Postos Petrobras), braço da exploradora de petróleo Petrobras. Agora a meta da empresa é seguir o aumento do consumo da classe emergente e entrar na venda de alimentos com marca própria em seus postos e lojas de conveniência, com bandeira BR Mania

Em entrevista exclusiva ao DCI, o gerente de Marketing da rede de postos da Petrobras Distribuidora, Renato Marques de Oliveira, comenta que no início deste ano a rede de lojas BR Mania teve um incremento de 33% em seu faturamento e , por conta disso, a rede, que conta hoje com 7.221 postos, dos quais 700 têm loja de conveniência, resolveu associar sua marca a produtos de grande consumo nas áreas de conveniência da BR Mania.

Além disso, neste ano a empresa deve lançar uma linha própria de salgados, que serão comercializados na rede. O segmento contará com produtos como pão de queijo, coxinha, quibe e folhados. A empresa também terá, com a marca BR Mania café, itens como brownie (bolo de chocolate), muffin (bolinho individual) e cookies (biscoitos), entre outros.

Até 2014, ano em que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo de Futebol, a distribuidora pretende ter implantado 1.500 BR Mania nos seus postos de gasolina. \”O combustível hoje é considerado uma commodity, não podemos ficar restritos à sua comercialização. Estabelecemos nosso foco também nas lojas de conveniência\”, contou o gerente da rede. (…)

Mercado – O segmento de postos de combustível no mercado brasileiro soma hoje mais de 37 mil postos de serviços e gerou, em 2009, mais de 340 mil empregos diretos e indiretos. A arrecadação de impostos foi da ordem de R$ 57 bilhões, e faturamento de R$ 192 bilhões.

Na área de lojas de conveniência, foram contabilizadas 5.500 unidades. Isso significa R$ 2,8 bilhões em faturamento.

Segundo o Sindicom, em 2009 os postos BR tinham a liderança do mercado (46,4%), seguidos dos postos Ipiranga (18,6%), Shell (15,6%). As bandeiras Esso, Texaco, Ale e Sarba dividem o restante.