Junto com os smartphones, apareceram também os ‘smartphonatics’, ou seja, consumidores que mudaram seu comportamento em relação às compras, finanças e pagamentos por conta da adoção desses dispositivos. Segundo estudo realizado em 14 países, 42% dos smartphonatics brasileiros são da Geração X, enquanto 36% são da Geração Y.

O levantamento também mostra certas diferenças entre esse perfil de consumidor, e os consumidores comuns. Dos smartphonatics, 64% usaram o telefone móvel para fazer algum pagamento nos últimos seis meses. No caso dos consumidores comuns, apenas 21% deram a mesma resposta. Ainda no caso dos smartphonatics, 73% disseram que usaram os celulares para transações bancárias. A porcentagem entre os consumidores comuns foi de 32%.

E a perspectiva de adoção dos smartphones como ferramenta de pagamento é bastante forte para o futuro. Os smartphonatics brasileiros, em quase em sua totalidade (93%), disseram que pretendem fazer pagamentos através dos dispositivos nos próximos seis meses. Entre os consumidores comuns, a porcentagem é de 53%.

O que impede a expansão do pagamento móvel no Brasil?

O estudo revelou quais as razões que impedem a expansão do pagamento móvel no Brasil. Constatou-se, por exemplo, que o principal motivo que levou os smartphonatics brasileiros a não realizarem pagamento móvel nos últimos meses foi o fato de não saber como fazer isso. Dos entrevistados, 38% deram essa resposta. O segundo motivo mais citado foi o fato do smartphone não estar configurado para esse tipo de função.

(Por Varejista) varejo núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo