A obra traz uma nova proposta que promete causar impacto nas ações criadas por empresas e anunciantes quando o assunto é influenciar seus consumidores e se manter no mercado.

Este é o primeiro livro brasileiro e um dos poucos em todo o mundo que aborda o tema das novas arenas da comunicação com o mercado. Mas o fenômeno da multiplicação dessas arenas já é um velho conhecido das grandes empresas que devem manter contato permanente com os seus mercados. Até há dez ou quinze anos, essa comunicação dependia quase exclusivamente da propaganda que era com toda razão chamada de rainha das batalhas do marketing.

Hoje, a propaganda continua forte e imbatível, quando se trata da competição entre as marcas, pois nada iguala a propaganda como força criadora ou transformadora de atitudes mentais. No entanto, para introduzir novos conceitos de vida em novos produtos e serviços, as empresas contam hoje com o poder comunicador do espetáculo, em todas as suas formas _ megashows, espetáculos esportivos, desfiles de moda, grandes feiras e eventos e o novo universo digital, para não falarmos das grandes catedrais do consumo em que se transformou o varejo moderno. Até mesmo a propaganda tradicional ganhou mais conteúdo lúdico, para participar desta nova sociedade do espetáculo.

O professor Francisco Gracioso com mais de 30 anos de experiência na área de marketing, expõe essa tese no livro, com riqueza de exemplos e detalhes e tem como objetivo propor uma nova discussão sobre o papel da mídia evidenciando a articulação entre comunicação, cultura e mercado, tendo como referência o conceito de Arenas. Gracioso utiliza o termo “arenas” para nomear novas configurações de comunicação para diferentes públicos por meio de eventos, moda, esportes, shows, varejo, propaganda tradicional e entretenimento. As idéias trazidas por ele nesse novo livro são fruto de algumas reflexões sobre a validade da propaganda aprofundando seus estudos na área do varejo. O autor afirma que hoje o material promocional, inclusive o de ponto de venda, tem também a função de formar imagem do produto.

Um ótimo tema a ser discutido por profissionais da área de marketing, comunicação, propaganda, e principalmente, aos profissionais que atuam diretamente no varejo.

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