A Waymo, braço de veículos autônomos da Alphabet, a empresa controladora do Google, está realizando uma nova incursão no ramo de transporte de passageiros.

A partir deste trimestre, a empresa iniciará testes com o Walmart e a DDR para transportar passageiros em minivans autônomas até suas lojas. O serviço começa devagar, funcionando apenas na região metropolitana de Phoenix, Arizona — onde a Waymo já realiza testes — e somente com passageiros selecionados que foram convidados para o programa gratuito. Este é, no entanto, o primeiro indicativo de como a Waymo pretende comercializar essa tecnologia incipiente além do transporte particular.

Nos testes, as vans Chrysler da Waymo levarão os consumidores até supermercados Walmart depois que eles comprarem produtos no website da gigante do varejo. A iniciativa coincide com medidas do Walmart para priorizar o comércio eletrônico e as entregas como forma de competir com a Amazon.com. No caso da operadora de shopping centers DDR, a Waymo oferecerá caronas de ida e volta para uma determinada instalação em Phoenix, informou a unidade da Alphabet em comunicado.

A Waymo fechou acordo também com a Element Hotel para oferecer transporte para os hóspedes em Phoenix. E está expandindo as parcerias existentes com a AutoNation e a Avis Budget Group na mesma cidade. Essas duas últimas empresas começarão a emprestar veículos autônomos da Waymo a alguns clientes.

A exemplo do que ocorre com as ofertas para ir às compras, os carros da Waymo só estarão disponíveis para os moradores de Phoenix que participam do programa “early rider” (“primeiros passageiros”), um experimento para preparar os consumidores para a novidade dos carros autônomos. A Waymo, que anunciou recentemente que havia percorrido 12,8 milhões de quilômetros de forma autônoma, é considerada por muitos a líder do mercado tecnicamente. A empresa afirmou que mais de 400 pessoas participam do programa no momento e que pretende iniciar um serviço autônomo pago em Phoenix até o fim de 2018.

“As parcerias atualmente se limitam à região metropolitana de Phoenix, mas essas empresas são nacionais, e o que aprendermos com esses programas nos dará uma rede de parceiros quando fizermos lançamentos em outras cidades futuramente”, anunciou a Waymo em comunicado.

Uma porta-voz da Waymo acrescentou que as empresas parceiras estão pagando pelo serviço de transporte, mas preferiu não informar as condições financeiras do acordo.

O acordo com o Walmart é uma das várias conexões recentes entre a Alphabet e a rede de supermercados. O Google se associou recentemente à empresa de varejo em publicidades e serviços baseados em voz, uma medida que tem o intuito de fazer frente à Amazon, rival mútua. O Google já gastou dinheiro com seu próprio serviço de entregas de compras, mas recentemente se voltou mais a parceiras do segmento de varejo para lidar com essa questão.

(Por Bloomberg – Mark Bergen) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Waymo, Walmart, Google