Móveis, computadores, equipamentos eletrônicos, plantas, utensílios de jardinagem, bicicletas. Imagine um shopping onde você encontra toda essa variedade de uma só vez. Com um pequeno detalhe: é tudo de segunda mão. Esse shopping tem nome e endereço: é o ReTuna Återbruksgalleria, inaugurado recentemente em Eskilstuna, na Suécia. O centro de compras foi aberto em um espaço que já funcionava desde agosto de 2015 como depósito de reciclagem.

Anna Bergstrom, uma das fundadoras do projeto e atual diretora do shopping, explica que a montagem do espaço envolveu políticos, empresários e o poder municipal da cidade que buscava formas de reduzir o desperdício. “Nós pegamos tudo em uma casa que não estiver em uso – não negamos nada”, disse Anna ao site Progrss. Segundo ela, quando um objeto que chega por meio de doação não tem viabilidade comercial, mas é bom, eles repassam a outras instituições que podem utilizá-lo, como escolas e instituições. Se ele for de interesse, vai para o depósito da empresa onde será restaurado e revendido em uma das 15 lojas. As pessoas podem deixar seus próprios objetos no shopping, que tem um drive-thru específico para isso.

O shopping também tem uma cafeteria, especializada em comida orgânica e que promove minipalestras sobre reciclagem e reuso de materiais. “Somos, talvez, o primeiro centro comercial no mundo que “ajuda” objetos a encontrarem uma nova casa. Renovar, reparar e reutilizar de forma criativa dá um novo sentido às coisas. É isso que chamamos de reciclagem: uma forma amigável de fazer negócios”, diz comunicado no site do shopping”. Cerca de 700 pessoas visitam o shopping todos os dias.

Para contribuir, qualquer cidadão pode fazer a “faxina” em casa e levar objetos sem uso até o shopping. É bom para quem doa o objeto e ótimo para a sustentabilidade.

(Por Varejista) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM