Tyco Retail Solutions fez parcerias com diversos grupos da indústria para examinar a importância da tecnologia RFID na garantia da precisão do estoque e habilitação do atendimento dos pedidos nas lojas. A pesquisa confirma que o RFID combate a distorção do estoque e aumenta sua precisão e visibilidade do estoque, considerado a base essencial para o comércio de grandes redes que vendem seus produtos em diferentes canais (lojas físicas e online).

O estudo do IHL Group, Retail’s Inventory Distortion Problem: Sizing it all up (Problema de Distorção do Estoque no Varejo: Avaliação Total), mostra o que representa a distorção do estoque para os varejistas, em todo o mundo.  A combinação de mercadorias fora de estoque (out-of-stocks – OOS) com excesso de estoque é um problema de aproximadamente $1,1 trilhão para a indústria de varejo (1). Este problema impede que os varejistas tenham confiança na disponibilidade do estoque, fazendo com que sejam cautelosos ao utilizar todas as quantidades de um item para atender os pedidos de vendas online e nas lojas. O risco para o cliente é muito grande e a perda é de uma média de 8,7% do total de vendas, devido à alta imprecisão(2).

De acordo com o mais recente estudo do RFID no Varejo da Kurt Salmon RFID, os lojistas classificaram os principais desafios dos dias de hoje:

1) Necessidade de oferta de mais opções para o atendimento dos pedidos dos clientes (55%);

2) Maior visibilidade do estoque (33%);

3) Aumento dos lucros operacionais (30%)(3).

Com uma visibilidade imprecisa do estoque, os varejistas têm dificuldade para implementar com sucesso as iniciativas de comércio unificado (vendas em diversos canais) devido à incapacidade de atendimento a um custo eficiente de demandas do tipo  “compre em qualquer lugar, pegue em qualquer lugar”.

O segredo para oferecer várias opções de atendimento a pedidos é a visibilidade em tempo real de cada item do estoque por meio do RFID. A adoção desta tecnologia e de processos de contagem regular do ciclo permitem aos varejistas evitar a distorção do estoque e aumentar a precisão em até 99%, mantendo-a em  95-99%(4). Com o aprimoramento da precisão do estoque, o número de compradores que deve encontrar o produto que procura pode aumentar as vendas de 5% a 25%(5).

“Os clientes estão à procura de produtos onde e quando querem. Por isso, os varejistas devem priorizar a implementação de uma tecnologia que dê suporte à estratégia de comércio unificado”, disse Brent Brown, vice-presidente e gerente geral de Inteligência de Estoque e IoT da Tyco Retail Solutions. “As soluções baseadas em RFID permitem que os varejistas tenham confiança na contagem do estoque em tempo real para atender às expectativas do cliente e maximizar os resultados dos negócios”

Os dados de cada item levantados por meio do RFID compõem a informação de mercadoria mais importante disponível para ajudar os varejistas a ter uma contagem do estoque precisa para seus clientes.

Recentemente, o Platt Retail Institute divulgou resultados detalhados dos benefícios quantificáveis do RFID de acordo com uma pesquisa ampla com a Macy’s e seu programa de RFID. A Macy’s foi pioneira na utilização de RFID para informações de itens de produtos, utilizando a solução de estoque de RFID da Tyco Retail há alguns anos atrás. A pesquisa revelou resultados de precisão do estoque, indicado que a Macy’s estava acumulando uma variação de estoque de 4-5% mensal antes de implementar a contagem de ciclo mensal e de RFID. Com a contagem do ciclo regular com RFID a variação foi mantida entre 2-4,5%, com menos reduções de preços do estoque da empresa.

Além disso, tornar todas as mercadorias na loja disponíveis para comercialização resultou em um aumento quantificável nas vendas, entregas de produtos e atendimento de pedidos. Isto é de importância vital para a Macy’s, porque cerca de 20% das mercadorias da empresa nas lojas vêm em unidades individuais. Eles também alcançaram economias mensuráveis com custos de transporte, redução de preços e nível de estoque. O estudo Platt mostra uma pesquisa extensa de casos de uso de RFID em quatro lojas. As lojas com RFID que participaram do projeto-piloto tiveram um desempenho substancialmente superior ao das lojas que não usam RFID (6).

(Por Pimenta Comunicação) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM