Consumidores de Belo Horizonte enfrentaram longas filas para comprar produtos sem o peso da carga tributária. Na 10ª edição do “Dia da Liberdade de Impostos” mais de 150 estabelecimentos comerciais participaram da ação com produtos variando de combustível, a artigos de  pet shop e até automóvel. O objetivo da ação que aconteceu hoje, também no interior de Minas e em outros 12 estados, foi despertar o consumidor para a pressão dos tributos no preço final de produtos e serviços.

O produto mais tradicional da campanha, a gasolina, foi vendida a R$ 2,09 com desconto de 41% referente a carga tributária. O posto participante da campanha, o Pica Pau, na avenida do Contorno, no Barro Preto, recebeu o primeiro cliente na noite de ontem. A medida que o dia foi amanhecendo a fila cresceu. Ao todo foram distribuídas 105 senhas para carros e 120 para motos. Cada motoristas pode comprar 33,43 litros de gasolina ao custo de R$ 70, diferença de 41%.

De acordo com estudo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH), o brasileiro trabalha seis meses para custear os impostos que deve pagar. Para se ter uma ideia, 55% do preço da cerveja e 58% do valor do tênis importado correspondem a impostos.

Matheus Ferraz, sócio-proprietário do pet shop, Dog Shop, no bairro Funcionários, região Sul de Belo Horizonte, participou da ação, aliviando a carga tributária de 400 produtos. “Quando abrimos a loja já havia mais de 20 consumidores aguardando”, diz ele. A loja tem ainda outras três unidades nos bairros Sion e Buritis, sendo que todas elas participaram do Dia da Liberdade de Impostos. “Vendemos em um dia, o correspondente a venda de uma semana”, calcula.

A maior procura no Dog Shop foi pelas rações, mais de 60 tipos entraram na promoção. Para se ter ideia, uma ração de 15 quilos vendida normalmente a R$ 218,90, foi vendida hoje por R$ 124,20. A carga tributária é de 43,26%. Uma coleira antipulgas, que custa R$ 154,90, tem carga tributária de 31,11%. Hoje foi vendido a R$ 106,11. Para os cosméticos, a carga também pesa. Um shampoo vendido a R$ 12,50, normalmente custa R$ 22,40 com o peso de 44,2% dos tributos. “O consumidor fica muito surpreso ao perceber o quanto repr

esenta a carga tributária”, observa Matheus.

Na Carbel Japão vários produtos também foram comercializados com descontos referente a carga tributária. A concessionária vendeu um carro livre de impostos, por R$ 39.090,76, uma diferença de R$ 16.049,24. O veículo com imposto sai pelo valor de R$ 55.140.

A ação é realizada em várias regiões do país e em Belo Horizonte já está em sua décima edição. É uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e da CDL Jovem.

(Por EM) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM