O Walmart lançou o projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”: uma parceria da rede com os fornecedores Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’oreal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool. Pelo programa, os fornecedores escolheram um item líder de categoria (são 13 no total, desde alimentos e eletrônicos a itens de perfumaria e higiene e limpeza) para que sejam analisados tecnicamente todo o seu processo de produção, desde a matéria-prima até o descarte final.

Diminuição no impacto ambiental

O projeto visa diminuir a redução de indicadores de consumo de recursos naturais, de energia, de emissões de GEE e de geração de resíduos sólidos, tanto industrial como no pós-consumo. Segundo a rede, só em resíduos, os 13 produtos representam redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, de energia, mais de 19 milhões de Kwh. Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 3.171ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de km rodados.

Exposição Diferenciada no ponto de venda

O Walmart ofereceu garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada desses itens no ponto de venda, além de divulgação destacada em material promocional específico para os clientes. Segundo a rede, os itens participantes da primeira edição, realizada no ano passado, tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento. “O desafio agora é mostrar aos consumidores que essa é uma iniciativa consistente, com critérios técnicos bem estabelecidos e uma tendência para o consumo consciente”, afirma Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.

(Por Giro News) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo