O Balanço de Vendas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) referente à primeira quinzena de agosto registrou queda média de 7,3% no movimento das vendas no varejo da capital paulista em relação ao mesmo período do ano passado. Separadamente, as vendas a prazo recuaram 7,4%, enquanto as comercializações à vista caíram 7,2%.

Com relação aos 15 primeiros dias de julho de 2015, o desempenho do comércio foi melhor, com retração de 0,9% nas vendas a prazo. Porém, houve um salto de 9,6% nas transações à vista. O resultado é sazonal, em função do Dia dos Pais, e revela que predominaram presentes de uso pessoal, de baixo valor e comercializados à vista, em detrimento dos presentes mais caros e dependentes de crédito. Para o Instituto de Economia da ACSP, esse resultado positivo não deve ser projetados para o resto de agosto, já que se observou movimento fraco nas lojas após o Dia dos Pais.

Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), o resultado da quinzena indica que os consumidores estão cautelosos, sobretudo em relação aos bens duráveis.

Na primeira quinzena de agosto de 2014, as vendas caíram em média 0,8% sobre o mesmo período do ano anterior.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM, Vendas