A empresa de comércio eletrônico Netshoes decidiu criar o grupo Netshoes para separar o seu negócio de artigos esportivos do seu negócio de moda (a Zattini) e da operação internacional. “A nossa mensagem com essa mudança é: a Netshoes vai aumentar seu portfólio”, afirmou Marcio Kumruian, presidente da companhia.

Diferentemente do Google, que criou na semana passada a holding Alphabet para abranger seus negócios, a Netshoes não terá empresas distintas para cada operação. Internamente, Zattini, Netshoes e Netshoes América Latina terão equipes comerciais e de marketing separadas, mas o restante da operação será administrada de forma conjunta. A mudança, segundo o executivo, será mais institucional e serve para organizar melhor a operação e mostrar aos parceiros comerciais o peso que a Netshoes pretende dar a cada negócio.

“A Zattini nasceu como uma startup, mas a operação ganhou corpo e é preciso dar clareza sobre o que se espera de cada negócio”, afirmou Kumruian. O executivo disse que tem feito apresentações aos seus 2 mil funcionários sobre os planos para cada operação. Sem dar detalhes, o executivo disse que espera que a Zattini alcance no futuro uma dimensão similar à da Netshoes.

Em 2014, a Netshoes registrou receita de vendas de R$ 1,16 bilhão, um crescimento de 20,1% sobre o ano anterior.

O valor inclui vendas no site da Netshoes e em sites de outras marcas esportivas geridos pela companhia. De janeiro a julho de 2015, as vendas da Netshoes mantiveram crescimento de dois dígitos, segundo Kumruian.

A Zattini foi lançada em dezembro do ano passado, para oferecer moda masculina, feminina e infantil, com investimento previsto para o primeiro ano de R$ 35 milhões. Para abrir a loja virtual, a Netshoes fez acordos com 70 fornecedores da indústria – incluindo marcas como Colcci, Calvin Klein, Diesel, Cavalera, Levis, Democrata e

Arezzo. Kumruian disse que a equipe inicial de 25 pessoas já foi ampliada para 80.

A Zattini começou a operação com 12 mil itens de moda no site e esse número já foi ampliado para 33 mil itens até junho. A Netshoes, que tem operação mais madura, possui no site em torno de 42 mil produtos de linha esportiva.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM