A maior companhia supermercadista britânica, a Tesco, planeja cortar centenas de milhares de libras em custos e vender ativos para permitir preços mais baixos em resposta à maior crise em seus 95 anos.

Buscando se recuperar de quatro alertas de lucro e um escândalo contábil, o novo chefe da Tesco, Dave Lewis, revelou a estratégia em um comunicado.

Com o déficit da companhia com aposentadorias e o crescimento dos níveis de dívida, a Tesco disse que reduzirá seus investimentos no próximo ano para 1 bilhão de libras (1,5 bilhão de dólares), ante os 2,1 bilhões de dólares esperados neste ano, e cortará custos anuais em 250 milhões de libras.

Ela também explorará a venda do negócio de dados Dunnhumby que alimenta seu projeto de cartões de fidelidade de clientes, próximo à sua sede, não pagar um dividendo final e fazer consultas sobre um plano de encerrar seu esquema de benefícios de aposentadoria atualmente definido para todos os trabalhadores.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM