egundo dados divulgados pela Serasa Experian, super e hipermercados, além de outros estabelecimentos que comercializam comida e bebida, tiveram alta de 4,4% na movimentação de consumidores entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. É o melhor desempenho entre todos os segmentos do varejo analisados pela empresa.

Apenas em outubro, a atividade no varejo alimentar cresceu 2,8% sobre setembro e 5,4% sobre outubro do ano passado. Considerando todos os setores, as altas foram de 0,1% e 3,4%, respectivamente nas mesmas comparações. A Serasa mede as consultas dos lojistas à sua base de dados, o que não reflete exatamente as vendas dos setores, mas são um indicativo de como elas estão.

Segundo os economistas da Serasa, juros altos encarecendo o crédito, inflação próxima do teto da meta e o baixo grau de confiança dos consumidores continuam impedindo movimento mais intenso da atividade varejista neste ano. Menos dependente do humor do mercado e dos juros, o varejo alimentar consegue se beneficiar mais, apesar desse cenário.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, retail lab, ESPM