O indicador da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), que mede a satisfação dos varejistas com seus níveis de estoques, apontou, em fevereiro, o pior resultado desde junho de 2011. O índice de 109,5 pontos caiu 10% em relação a janeiro, quando alcançou 121,7 pontos, e 5% sobre fevereiro de 2013, quando marcava 115,1 pontos.

Neste mês, 27,6% dos varejistas entrevistados apontaram mercadorias em excesso nos estoques. Outros 16,8% disseram ter menos produtos do que o necessário para atender à demanda futura. Apenas 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder o motivo de sua insatisfação. Já 53,6% do total afirmaram que seu nível de estoques atual é adequado.

A diferença de 10,8 pontos porcentuais entre a percepção de estoques acima do ideal e a considerada abaixo, apesar de não ser a maior da série histórica, “confirma a hipótese de que o começo de ano está sendo mais fraco do que se previa para o comércio”, na análise da FecomercioSP.

De acordo com a Federação, o resultado acende a “luz amarela” no varejo paulista. “O crescimento restrito do fim de ano passado e o fato de fevereiro ser um mês mais curto e ainda ao impacto do Carnaval em março deve fazer o primeiro trimestre do ano um período fraco para o varejo”, afirma a entidade, em seu comunicado.

 

[Fonte: SM] Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos e Negócios , Retail Lab