Segundo uma pesquisa da Nielsen, as lojas “cash & carry” aumentaram em 10% sua penetração nos domicílios entre os meses de agosto de 2012 e agosto de 2013. As farmácias também cresceram, embora a taxa menor, de 2%. A consultoria aponta que esse público migrou dos supermercados (no caso de itens vendidos em comum com esses estabelecimentos) em função dos preços menores praticados nesses dois canais.Segundo a Nielsen, os atacarejos apresentam, em média, preços 83% menores que os dos supermercados. Já as farmácias vendem produtos que também estão no autosserviço alimentar a valores 58% inferiores. “O cenário inflacionário e de menor renda real força o shopper a buscar alternativas para manter o patamar de consumo conquistado nos últimos anos. Com o bolso apertado, ele precisa realizar escolhas, como a busca por canais com preços mais atrativos”, explica Arlete Soares Corrêa, gerente de análises especiais da Nielsen. 

Equilibrar essa disputa é um dos grandes desafios dos supermercados para este ano, de acordo com a analista da Nielsen. “Os varejistas deverão entender os patamares adequados de preços e ser competitivos em um ano de baixas expectativas de consumo”, aponta, lembrando que a situação inflacionária não deverá mudar em 2014, em relação ao ano anterior.

 

[Fonte: SM]

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