A anglo-holandesa Unilever alcançou lucro líquido atribuível a seus acionistas de 2,41 bilhões na segunda metade do ano passado. Frente ao mesmo período de 2012, houve avanço de 7,6% no resultado. A companhia não divulgou o lucro do quarto trimestre.

Ao mesmo tempo, a receita líquida teve queda de 6,3% nos seis últimos meses de 2013, terminando em 24,3 bilhões de euros. Só no quarto trimestre, o faturamento foi de 11,8 bilhões, baixa de 6,4% também em bases anuais. Segundo a companhia do setor de consumo, o menor crescimento em mercados emergentes afetou o resultado.

De outubro a dezembro de 2013, a receita do grupo subiu 8,4% nos países emergentes e caiu 1,7% nos desenvolvidos. Apesar de mais uma vez os mercados de rápido crescimento terem sustentado o desempenho da empresa, o câmbio foi responsável por uma expansão bem abaixo do esperado.

No ano completo, o lucro líquido da anglo-holandesa fechou em 4,84 bilhões de euros. A cifra representou aumento de 11% ante 2012 e foi impulsionada em grande parte pelos recursos provenientes da venda das marcas Skippy e Wish-Bone no período.

A variação das moedas na hora de consolidar os resultados das subsidiárias regionais no balanço cortou a alta total do lucro da Unilever em 7,6 pontos percentuais durante 2013, disse a companhia.

A receita líquida anual do grupo foi de 49,8 bilhões de euros, queda de 3%.

 

(Fonte: Valorvarejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios , retail lab