Em nosso artigo publicado na última edição, a de número 181 da Revista Cardnews, http://goo.gl/TuW5y destacamos a necessidade da desindexação da economia para enfrentamento definitivo da tendência de alta inflacionária presente na economia brasileira.
Em um dos trechos afirmamos:
– ” Não podemos permitir a volta da inflação. Hoje seu crescimento já se tornou inercial e a autoridade econômica deve tomar mais do que medidas conjunturais, deve partir para modificações estruturais como principalmente, o fim da indexação em contas como energia e comunicações por exemplo”.
O tema também esteve presente no artigo seguinte, a ser publicado no número 182 do próximo mês:
– ” A economia brasileira, ainda muito indexada, projeta inflação crescente no breve futuro e pode ameaçar novos investimentos no varejo, reduzindo o ritmo de abertura de novas lojas, prejudicando a geração de novos empregos e dificultando a distribuição de bens de consumo entre outros”.
E mais adiante:
– ” O Plano Real precisa ser aperfeiçoado e não pode ser mantido `as custas de pequenos ajustes conjunturais. Reduzir a indexação de inúmeros contratos parece inevitável! Há tempo para fazê-lo, não podemos deixar para última hora como de costume e colocar em risco toda uma conquista ou pior, uma esperança”.
No Valor Econômico do hoje, a manchete destaca:
“Governo enfrentará a indexação”. Claudia Safatle explica que os economistas do governo trabalham em uma agenda ousada de desindexação da economia que vai além de contratos atrelados a índices de preços, chegando aos investimentos atrelados ao DI, cadernetas de poupança e outros, mostrando que “o mapa de indexação do país é mais extenso do que se imagina” diz a colunista.
A presidente Dilma tem diante de si grande oportunidade, maior ainda que a de seu antecessor, em afastar de vez o fantasma da inflação. Que ela seja bem sucedida e saiba enfrentar as pressões e interesses contrários a tais medidas pois, significa modificar leis e nesse ponto, o congresso participa e influencia.
Queremos com isso chamar a atenção da comunidade varejista para que colabore com as medidas estruturais que venham a ser apresentadas com a finalidade de afastar a volta da inflação, esse inimigo que durante muitos anos assolou o nosso país.
Abraços,
Prof. Ricardo Pastore