De novembro de 2007 a novembro de 2011, Horst Paulmann, dono do grupo Cencosud, gastou quase R$ 3 bilhões para comprar sete redes brasileiras de supermercados, acumulando um faturamento anual de R$ 9 bilhões. As principais aquisições foram as redes GBarbosa (Sergipe), Bretas (Minas Gerais) e Prezunic (RJ).

Neste curto espaço de tempo, segundo o 42o Ranking de Supermercados de SM, tornou-se a quarta maior rede do País, atrás dos tradicionais líderes Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart.

Com bolso tão fundo e tanta pressa para crescer, parecia questão de meses para que o Cencosud escalasse uma ou duas posições no ranking. Na verdade, Paulmann não escondia o sonho de se tornar o líder varejista brasileiro. Mas, de dois anos para cá, essa ambição toda teve de ser revista. Em vez de criar problemas para a concorrência, a série de aquisições de Paulmann no Brasil está criando problemas para ele mesmo.

Enquanto as concorrentes continuam crescendo no País, o Cencosud está com o freio de mão puxado. As vendas de suas lojas abertas há mais de um ano estagnaram no segundo trimestre, o que não aconteceu com os rivais. O maior problema tem sido o Bretas. No segundo trimestre deste ano, as vendas (incluindo todas as unidades) caíram 7% e é nítida a falta de produtos nas lojas. Também é negativo o resultado de outra rede adquirida pela chilena, a Super Família (CE), de menor porte do que as demais. Nessa empresa, o faturamento caiu 20% nos últimos três anos. A única que vai bem é a Prezunic.

Como consequência desse cenário, a subsidiária brasileira é, hoje, a que menos cresce entre as cinco do grupo chileno. A principal razão é a forma com que Paulmann atingiu o tamanho que tem atualmente no Brasil. Segundo fornecedores, executivos e ex-funcionários do Cencosud no Brasil, a empresa tem apanhado na integração de tantas empresas. A uniformização de alguns aspectos das redes compradas tem sido desafiadora.

Um passo simbólico foi a mudança da sede para São Paulo, há quatro meses. A vinda para a capital paulista facilitará o contato com os fornecedores e ajudará a dar ao Cencosud uma cara de rede nacional.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo