No WRC, representante da Galeries Lafayette diz que a rede, antes considerada um dinossauro, se reinventa constantemente para não perder espaço de mercado

“Ha alguns anos disseram que íamos morrer. Vieram os hipermercados, shopping centers, lojas de fast fashion, e-commerce e continuamos aqui. Verdade, muitas redes de lojas de departamento morreram, mas nos ainda estamos em forma!”, brincou Philippe Houze, chairman da Galeries Lafayette, no painel dessa manhã aqui no World Retail Congress. O objetivo do painel era justamente este: discutir a relevância das lojas de departamento no atual cenário varejista no mundo. Os três debatedores – ao lado de Houze, estavam representantes da Myer, maior rede da Austrália, e Intime, da China – disseram que a concorrência tem se tornado cada vez mais hostil e o único meio de se manter no mercado é reinventando o próprio negócio constantemente.

“Somos comerciantes, não distribuidores. Isso significa que devemos conhecer nosso consumidor, escolher o mix certeiro que irá agrada-lo escolhendo das marcas parceiras apenas o que nos interessa, ter sempre novidades, pessoas dispostas a atender bem, sermos um ambiente vivo. Isso nos tornará uma marca de destino, e não apenas mais uma loja”, arrematou Houze, da Lafayette.

Bernie Brookes, CEO da Myers complementou: “Não podemos seguir o modelo de shopping centers, simplesmente alugando nosso espaço para as marcas, porque nosso negócio é outro. Teremos futuro se tivermos um posicionamento, nos permitindo agradar o público alvo cobrindo suas áreas de necessidade e não tentando ser tudo para todos os tipos de consumidor”. Em relacão ao e-commerce, eles concordam que significa tanto uma ameaça quanto uma oportunidade. “Nunca iremos competir com preço, nosso foco é exclusividade, novidade, atmosfera de compra. Não somos só moda, somos muitas categorias”, disse o australiano Brookes.

A noite de premiação de ontem

A Cacau Show foi a única empresa brasileira vencedora do World Retail Awards, premiação que aconteceu ontem a noite (9). Em diferentes categorias, concorriam também Livraria Cultura, Quem disse Berenice?, Chilli Beans e Marisa. Em 25 anos, a Cacau Show, premiada na categoria Varejista do Ano/Mercado Emergente, se tornou a maior rede de chocolaterias do mundo com 1.400 lojas.

(Por NoVarejo – Escrito por  Ticiana Werneck) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo