Alta do dólar, no entanto, faz com que vendas no varejo convencional tenham uma redução no país em relação aos números apresentados na mesma época em 2012
Pesquisa realizada em redes sociais mostrou que 70% dos respondentes tem a intenção de comprar o presente do Dia das Crianças em lojas virtuais
Comprar pela internet não é mais preferência apenas da geração jovem. Uma pesquisa realizada pela PayPal aponta que a internet já aparece como a opção favorita na hora de comprar brinquedos e presentes para o dia das crianças: 70% dos participantes revelaram a intenção de comprar presentes a partir de sites de e-commerce. O levantamento foi realizado pelo Facebook.
As principais opções de presentes apontadas são Brinquedos (60%), Roupas e Acessórios (21%), Videogames (11%), Tablet ou Notebooks (8%). O levantamento aponta ainda que o ticket médio deve ficar entre R$ 50 e R$ 100. “A pesquisa nos indica que a compra de produtos eletrônicos mais caros e sofisticados, como Tablets e Notebooks, deve ficar mais concentrada para as festas de final de ano”, completa o executivo.
Vendas desaquecidas no varejo convencional
As vendas a prazo do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia das Crianças – 6 a 12 de outubro – no entanto, devem passar por uma desaceleração e crescer 4% em relação ao ano passado, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,85% (2012); 5,91% (2011) e de 8,50% (2010). Se as expectativas se confirmarem, será o pior resultado dos últimos três anos.
Uma das razões pode ser a alta do dólar, que no mês passado chegou a valer R$ 2,45, justamente no momento em que os varejistas do segmento infantil se preparavam para reforçar seus estoques de mercadorias.
Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o mix de produtos infantis vem se transformando e, além dos tradicionais brinquedos, produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks e tablets foram incorporados às listas de presentes.
Como boa parte desses produtos são cotados em dólar ou têm componentes cotados na moeda estrangeira, os brinquedos neste ano devem pesar mais no bolso do consumidor. Além disso, a inflação, que persiste em ficar acima do centro da meta estipulada pelo governo, reduz ainda mais o poder de compra do brasileiro.
“Se nos anos anteriores a criança ganhou dois ou três brinquedos, neste ano a tendência é de que ganhe menos. Se os pais gastavam R$ 100 no presente do filho, talvez a solução deste ano seja optar por um brinquedo um pouco mais barato”, afirma Pellizzaro Junior.
No Estado de São Paulo, porém, a situação é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que os lojistas estão otimistas para as vendas do Dia das Crianças. Para 2013, a expectativa de vendas chega a 6% para a data, uma média positiva em comparação ao mesmo período de 2012. O ticket médio de compra no estado de São Paulo será de R$ 60,00 a R$100,00.
(Por NoVarejo – Escrito por Paula Furlan) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo