>Amigos do Varejo,

Nesta segunda-feira teve início a exposição na NRF 2011. O espaço foi ampliado e pudemos ver muitos expositores com soluções para o varejo em suas mais variadas áreas.
Há alguns anos eram comuns a presença de soluções em logística, processos operacionais, loss prevention, supply chain e CRM, entre outros. Ocorre que não é mais necessário debater e discutir a necessidade em utilizar tais tecnologias pois elas já fazem parte do dia-a-dia do varejo.
O momento agora é das tecnologias móveis. Parece um mantra, todos falam em mobilidade nas palestras e inúmeros stands apresentam soluções com uso de equipamentos portáteis como smartphones, tablets e outros diversos.
É claro, o IPAD é a grande estrela desta nova fase da inovação.
A loja, que recentemente classificamos como um “vazio tecnológico”, vai mudar radicalmente. A mobilidade e a interatividade estão presentes no pagamento, na comunicação, na gestão da loja, no relacionamento com os clientes e com os fornecedores.
Apesar de andarmos pela feira por cerca de 4 horas, pudemos ver apenas uma parte dos expositores. Amanhã será o segundo e último dia da exposição (o congresso continua até 4a.F). Tudo tem sido registrado com fotos e filmes e será utilizado em nossas aulas e palestras.
Para finalizar, destaco o excelente nível do encontro coordenado pelo Dagoberto Hajjar e promovido com exclusividade aos participantes do nosso grupo. Foram 4 grandes especialistas em varejo, executivos da Siemens (patrocinador), IBM, SAP e Microsoft.
A apresentação sob o tema ” Varejo 3.0″ trouxe tendências e promoveu debates. Foi sem dúvida a maior atração do dia!
Amanhã tem mais um convidado exclusivo para os nossos convidados, Marc Gobé que falará sobre emotional branding. Estaremos lá com certeza e você conosco.

Abraços,
Prof. Ricardo Pastore