>Amigos do Varejo,

O primeiro dia de NRF foi agitado. O tema sustentabilidade apresentado por brasileiros do Pão de Açúcar e da GS&MD deu overbooking e deixou muita gente de fora, o que demonstra o interesse pelos assuntos ligados ao Brasil e pelo grande número de brasileiros presentes no evento.
A Deloitte apresentou com a mesma competência de sempre, números do varejo mundial bastante tímidos aliás. A exceção está nos países emergentes dentre eles o Brasil. 
Mesmo fazendo parte de um cenário de crise, empresas como Amazon e Apple Store se destacam com bons resultados de crescimento e a justificativa está na inovação. Nessa mesma lista, apareceu Lojas Americanas, o único representante brasileiro dentre 20 empresas listadas. O relatório apresentado estará conosco e então poderemos dar mais detalhes.
Na parte da tarde o destaque ficou para a apresentação do projeto de customização do atendimento pelo CIO do Casino seguido pelo executivo responsável pelo projeto na SAP. Conectado ao Iphone o executivo da SAP mostrou o serviço que os clientes Casino podem baixar para terem acesso a um grande número de informações e promoções. 
Por outro lado, o aplicativo registra as decisões de cada cliente e alimenta o banco de dados que gera informações gerencias para a loja administrar melhor o layout entre outras coisas.
O futuro chegou e já faz parte da gestão do novo marketing de varejo que, com ajuda da tecnologia, consegue colocar em prática o marketing one-to-one, gerando relacionamento no ponto-de-venda e o transformando em ponto-de-relacionamento.
Amanhã, 2a.F 10/01/11, começa a exposição e faremos visitas aos stands para conhecer as novidades tecnológicas, aguardem! Fotos e vídeos serão publicados, portanto continuem ligados.
Abraços
Prof. Ricardo Pastore