Na hora das compras, sete em cada dez consumidoras optam por produtos com base na indicação de pessoas próximas, como amigas, parentes e conhecidas, informou um estudo

Na hora das compras, sete em cada dez consumidoras optam por produtos com base na indicação de pessoas próximas, como amigas, parentes e conhecidas, informou um estudo “O Brasileiro, Moda e Beleza”, realizada em maio desse ano pelo Data Popular.

O estudo, que ouviu 1.500 consumidores em 100 cidades brasileiras, ainda mostrou que as mulheres valorizam a produção nacional também no momento das compras. Mais de 52% preferem comprar roupas fabricadas no País em vez de marcas importadas. Além disso, 70% acham importante comprar roupas 100% nacionais.

Lado corporativo

Nos últimos anos, cerca de 10 milhões de mulheres passaram a integrar o mercado de trabalho formal, movimento que influenciou também o consumo entre elas. Ainda de acordo com o Data Popular, oito em cada dez mulheres concordam que a roupa pode influenciar o crescimento profissional. Em consequência, 66% delas afirmaram que estar bonita é uma das principais preocupações na rotina.

“A brasileira é uma mulher vaidosa que não abre mão da qualidade dos produtos e nem de pesquisas de preços. Para o dia a dia ela busca praticidade, para o entretenimento, algo que a faça se sentir exuberante”, explica o presidente do Data Popular, Renato Meirelles.

Por região

Por região, as nordestinas foram as mais vaidosas da pesquisa: 70% têm maior preocupação com a aparência. A região foi seguida pelo Sudeste, na qual 63% das entrevistadas se preocupam com o bem-estar de frente para o espelho.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo