O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma alta de 1,5% no Produto Interno Bruto do País entre abril e junho, em relação ao primeiro semestre. Na comparação com o segundo semestre do ano passado, o avanço foi de 3,3%, e, no índice acumulado de 2013, de 2,6%. Nos últimos 12 meses até junho, comparação que melhor permite prever o resultado ao final do ano, o PIB brasileiro teve crescimento de 1,9%.

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias teve crescimento tímido, de 0,3% sobre o primeiro trimestre, e de 2,3% sobre o segundo trimestre de 2012. Em 2013, a alta acumulada é de 2,2%, e, nos últimos 12 meses, de 2,9%. A formação bruta de capital fixo, onde são computados os investimentos, foi o destaque no campo da demanda, com avanço de 3,6% na comparação trimestral imediata e de 9% na anual.

No campo da oferta, a agropecuária foi novamente o maior destaque, com alta de 3,9% sobre o primeiro trimestre, enquanto a indústria se recuperou de maus resultados recentes, crescendo 2%. Segundo o IBGE, o resultado foi puxado pela indústria de transformação, que teve um resultado positivo de 4,6% no trimestre. No setor de serviços, a alta foi de 2,4%.

No setor externo, as importações cresceram 7,9%. Um dos campos destacados pelo IBGE foi o de itens de perfumaria. As exportações também tiveram alta significativa, de 6,3%.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo