Depois de começar a produzir no País com a compra da fabricante de queijos gourmet Balkis, em julho passado, a francesa Lactalis – que tem receita anual de quase € 16 bilhões – negocia a aquisição da LBR-lácteos Brasil, que está em recuperação judicial.

A operação tem potencial de chegar à casa do bilhão e deve ser a grande tacada dos franceses por aqui. Procurada, a empresa confirmou que realiza a ‘due diligence’ (análise e avaliação detalhada de informações e documentos) na LBR.

Por meio de sua direção de comunicação, a Lactalis informou que diante da “ligação entre LBR-Parmalat-Lactalis”, o interesse da empresa francesa na brasileira é algo “lógico”. A LBR tem a licença de uso no Brasil da marca Parmalat, que pertence à Lactalis. Apesar da confirmação da Lactalis, a LBR disse, por meio de sua assessoria, que “não comenta rumores de mercado.

A negociação entre as duas empresas é complexa, uma vez que a LBR está em recuperação judicial, com dívidas vencidas estimadas em R$ 1 bilhão. A companhia entrou em recuperação judicial em fevereiro, e um plano está sendo avaliado pelos credores.

O interesse da Lactalis na LBR não é novo. Data de pelo menos dois anos a decisão da empresa de atuar diretamente no mercado brasileiro. O Valor apurou que eram recorrentes as visitas ao Brasil do grupo francês, de capital fechado e controle familiar.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo