Marcos Samaha deixou o comando do Walmart Brasil, cargo que ocupava desde setembro de 2010. Guilherme Loureiro, ex- Unilever e há dez meses na companhia, é o novo presidente. Foi uma surpresa para o mercado, mas internamente existiam sinais de que mudanças poderiam ocorrer na linha de frente da terceira maior varejista de alimentos do país.

Loureiro estava num processo de imersão para conhecer mais profundamente a empresa nos últimos meses. Irá assumir a presidência a partir de 31 de agosto. Samaha permanece na rede até o fim do mês para participar do processo de transição no comando.

“Queríamos trazer uma nova visão para os desafios que temos no Brasil”, disse Enrique Ostale, presidente do Walmart América Latina, que fez vários elogios a Samaha. Disse que metas foram atingidas em sua gestão, como a implementação da política do “preço baixo todo dia” (“every day low price”) no Brasil. Samaha vai dedicar-se a outros “desafios profissionais”, informou o Walmart.

Segundo apurou o Valor, o processo foi um pouco mais complexo. A busca por resultados mais consistentes no país teria levado a matriz do Walmart a pensar em mudar o comando. A entrada de Loureiro na empresa, em 2012 – o executivo chegou a se reunir com a linha de frente do Walmart nos EUA – já estaria dentro de um projeto de mudança. A companhia nega a relação entre os fatos. “Não há nada disso. Samaha fez melhorias importantes e trabalhou com um time de sucesso”.

Samaha havia trocado o comando do Walmart América Central pelo Brasil para tocar dois projetos complexos: implantar o modelo “preço baixo todo dia” (com preços mais estáveis e menos promoções) e integrar redes compradas em gestões anteriores. A integração de Bompreço e das lojas do Sonae no sul do país, adquiridas no começo dos anos 2000, só começaram a ser colocadas na mesma estrutura na gestão de Samaha.

Quanto ao “preço baixo todo dia”, Samaha implantou o modelo no varejo e começava a trabalhar o atacado. O projeto começou a ser implantado em janeiro de 2011, mas não estaria trazendo resultados na visão da matriz, especialmente na última linha do balanço.

Loureiro ingressou no Walmart em 2012 como vice-presidente executivo. Na Unilever, onde trabalhou por 24 anos, ocupou posições nas áreas de finanças, operações e desenvolvimento de negócios no Brasil, Chile, México, Reino Unido e Estados Unidos. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), possui mestrado e doutorado pela FGV.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo