Segundo o FMI, o PIB dos mercados emergentes ultrapassou o dos mercados avançados pela primeira vez; marcas globais criam produtos sob medida para estes consumidores

Segundo a agência de tendências Trendwatching, o poder passou às mãos dos mercados emergentes. Desde 2010, a agência vem pregando que um número crescente de marcas ‘ocidentais’ iniciaram uma jornada de lançamentos de produtos ou até novas marcas dedicadas a consumidores em mercados emergentes. O anúncio do FMI corrobora: neste ano o PIB dos mercados emergentes – medido em termos de paridade de poder de compra – vai ultrapassar o dos mercados avançados pela primeira vez (USD 44,1 trilhões contra USD 42,7 trilhões).

A leitura da Trendwatching é de que as marcas continuarão encontrando oportunidades infinitas nas sempre crescentes classes consumistas das economias dos BRIC. Alguns exemplos, como o da L’Occitane, ilustram esse ajuste de rota. Ela anunciou em março o desenvolvimento da primeira linha de cosméticos produzida fora da França. Produzida inteiramente no Brasil, com o uso de ingredientes extraídos de algumas das plantas nativas do país (como o cacto de mandacaru), a linha L’Occitane au Brésil vai ser vendida em todas as 89 lojas da rede no Brasil durante o primeiro ano de produção. No futuro, a intenção da marca é distribuir os produtos globalmente.

A marca de bebidas Absolut celebra artistas e a cultura local no mercado mexicano. A iniciativa lançada em agosto de 2012, em parceria com o tatuador mexicano Dr. Lakra previu a criação de três garrafas de vodca customizadas. Com influência das culturas e das tradições maias, as garrafas coloridas (disponíveis com exclusividade no México) estampam a onça guerreira, Balam; a serpente emplumada, Kukulkan; e o deus do vento, do fogo e da tempestade, Hurakan.

Veja este outro exemplo. Em maio de 2013, a Lamborghini lançou o Gallardo MLE: um carro especial, apenas para a Malásia. Resultado de uma parceria entre a revenda Lamborghini Kuala Lumpur e a fábrica italiana Automobili Lamborghini, apenas 20 unidades do modelo serão produzidas, cada uma com placa numerada de edição imitada. O preço do Gallardo MLE é MYR 868.000 (USD 285.996).

Por último, em dezembro de 2012, foi lançada uma edição do jogo de tabuleiro Banco Imobiliário ambientada em Lagos, na Nigéria. Os lugares no tabuleiro foram alterados para corresponder a locais reais da cidade (a ilha artificial Banana é o terreno mais caro) e as cartas da sorte refletem os desafios enfrentados pelos cidadãos nigerianos; uma delas diz: “Por tentar subornar um agente da lei, pague multa”. Entre os parceiros do projeto estão o Governo de Lagos, o First Bank of Nigeria, o Guaranty Trust Bank e o jornal THISDAY.

(Por No Varejo – Escrito por  Ticiana Werneck) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo