Preocupados com a possibilidade real de isenção da tarifa de importação de lácteos de países de fora do Mercosul, parlamentares da Subcomissão de Acompanhamento do Leite na Câmara querem que a produção nacional também seja desonerada.

Nesta terça-feira (6/7), um grupo de parlamentares se reuniu com Dyogo Oliveira,  secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para garantir que o produto nacional se mantenha competitivo frente aos importados. Na prática, os produtores não querem pressionar mais suas margens e procuram aproveitar os elevados preços atuais para compensar as quedas do ano passado.

O governo, porém, busca reduzir o impacto do leite na inflação. A primeira proposta feita pelos deputados foi a isenção do PIS/Cofins para as rações destinadas à pecuária leiteira. A medida, inclusive, foi proposta em 2012, através de projeto de lei do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). A ração concentrada e os suplementos correspondem a um custo de 5 centavos de real por litro, segundo Moreira.

A segunda medida seria a criação de um grupo técnico de trabalho do Ministério da Fazenda e do setor para propor que os atacadistas reduzam a margem de lucro que, segundo Moreira, são da ordem de 40%.

Segundo Vicente Nogueira, coordenador da Câmara de Leite da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o governo poderia aproveitar a alta dos preços no mercado internacional para investir na produção brasileira. Os estímulos, segundo ele, poderiam representar um aumento da produção para que o Brasil volte a se tornar um exportador de leite.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo