Em um estudo do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 34% dos consumidores entrevistados afirmaram que gastam mais do que o planejado quando estão em supermercados. Nos shopping centers, o percentual é menor, de 25%. Já no comércio eletrônico, 19% compram por impulso.

Segundo a pesquisa, as compras sem planejamento nos supermercados são mais recorrentes entre as famílias da classe C. Nessa faixa salarial, 40% admitiram que são mais impulsivos nos supermercados, enquanto nas classes A e B o percentual cai para 29%.

As crianças são um dos motivadores da compra por impulso. No supermercado, pelo menos 26% dos entrevistados afirmaram não resistir às pressões dos filhos e compram mais produtos do que planejavam. Entre os pais que têm crianças de até 6 anos, o percentual aumenta para 37%. Para os que tem filhos entre 7 e 15 anos, é de 35%.

Quando perguntados sobre os produtos que menos conseguem resistir, os mais citados pelos entrevistados foram roupas (56%), calçados e acessórios (43%) e perfumes e cosméticos (29%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo