Solução finlandesa aposta no reconhecimento facial como meio de pagamento. Para garantir a eficácia do sistema, a empresa usa combinações de algoritmos usados pelo exército

A Uniqul é da Finlândia e seu feito – patenteado – é ter criado o primeiro sistema de pagamento por reconhecimento facial. Isso mesmo, não precisa de cartão, dinheiro ou celular, só o rosto. “Decidimos levar a conveniência a um outro nível. Imagine ir à uma banca, pegar um jornal, clicar ‘ok’ num tablet da Uniqul e ir embora. Imagine sair de casa sem dinheiro ou cartão e mesmo assim poder comprar”, diz o press release da empresa.

Para garantir a eficácia do sistema, a empresa usa combinações de algoritmos usados pelo exército. A promessa é que o reconhecimento da face se dê em cinco segundos.

O varejista que aderir ao sistema terá como interface um tablet posicionado com a câmera voltada para o consumidor. Se ele já está cadastrado com sua conta do banco na plataforma da Uniqul e é reconhecido, basta clicar “ok” – na retaguarda a tecnologia processará os dados biométricos para autorizar o pagamento.

O modelo adotado pela Uniqul é de assinatura mensal paga pelo consumidor – que varia de 1 euro, para pessoas que irão usar para compras em lojas próximas à sua casa, a 7 euros, para os viajantes que desejam usar o meio de pagamento ao viajar pelo mundo.

Por enquanto tudo está só no planejamento. Segundo o press-release, o projeto está em fase de finalização para ser posto em ação na região de Helsinki.

Veja como deverá funcionar (VIDEO EM INGLÊS)

 

 

(Por No Varejo – Escrito por Ticiana Werneck) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo