>É o mesmo que venda pela internet. Mas se você quer que sua ideia dê certo deve ficar atento: ter um comércio virtual é similar a montar uma loja física. Flávio Dias, professor do curso intensivo de Varejo e E-commerce da ESPM de São Paulo, explica: “Primeiro é preciso encontrar um nicho de produto que tenha demanda no mercado. Depois, montar a estrutura de venda, o estoque de produtos, resolver questões de pagamento e desenvolver a estratégia de comunicação para atrair clientes”. Ele dá um conselho: “O empreendedor desta área precisa de conhecimentos básicos sobre internet e comunicação virtual, mas se tiver dificuldade pode contratar empresas que o auxiliem a passar por todas essas etapas”.

Mercado para todos

Apesar de o mercado de vendas na internet ser marcado por grandes empresas, os pequenos empreendedores também têm vez. “Eles têm grande possibilidade de sucesso no e-commerce. A internet elimina qualquer barreira nesse sentido e o aspecto viral ajuda muito. Existem vários casos de pequenos empreendedores que cresceram e hoje são uma grande empresa. Outros que não se transformaram em grandes marcas, mas conseguem tirar um sustento. E os que se hospedam em sites como o Mercado Livre e conseguem uma renda muito boa. Todos esses empreendedores muitas vezes largaram o que faziam antes para vender produtos na internet”, afirma.

O segredo, de acordo com o professor, está em escolher bem o produto. “A primeira e mais importante ação é identificar o nicho de mercado que ainda não foi atendido ou que tem muita demanda. Feito isso, você tem que conhecer seu público alvo e conseguir uma boa comunicação com ele. Um aliado forte na comunicação são os buscadores, como o Google. O que faz a diferença é o quão efetivo é o seu marketing de busca. Pode ser através do SEO (Search Engine Optimization) ou de links patrocinados. Além disso, garantir que o produto tenha qualidade, que os prazos de entrega sejam cumpridos, ou seja, que o básico do atendimento ao consumidor seja realizado”.

Para quem quer se arriscar nessa área, Flávio ressalta: “É preciso ser um bom administrador, já que se responsabilizará por toda a estrutura do comércio. Deve entender sobre gestão financeira e ter conhecimentos básicos de comunicação digital, além de ser bom negociador”.

Especialização é trunfo

Se você se identificou com esse perfil, o melhor é se especializar na área. “Ano passado o mercado cresceu 30% e este ano esperamos um crescimento maior, de 35%. A entrada de grandes marcas no setor traz novos consumidores virtuais. E o próprio internauta brasileiro tem evoluído: uma parcela cada vez maior está disposta a comprar pela internet. Mas se compararmos com países mais desenvolvidos, nosso mercado ainda é pequeno, temos um potencial enorme pela frente”, ressalta Flávio Dias.

O especialista completa: “Existe uma grande disputa por esse tipo de profissional. Para aquele mais qualificado e com experiência existe excelentes oportunidades, pois a demanda é enorme. Um gerente de marketing e-commerce, por exemplo, ganhará mais do que um gerente de marketing comum”.

Por Bolsa de Mulher – 02/10/2010