>A hora é boa para comprar televisores. Os preços caíram cerca de 17% na região metropolitana de São Paulo, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e economistas avaliam que quem puder aproveitar o momento deve fazê-lo, já que a chegada das festas de fim de ano deve esquentar ainda mais a procura, o que pode elevar preços.
Cláudio Felizoni, coordenador do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-Fia), atribui a diminuição dos preços dos aparelhos de TV à queda do dólar ante ao real. “Os componentes importados ficam mais baratos e o preço final do produto fica menor, o que é repassado ao varejo nas negociações”, explica. Em 2009, a moeda americana perdeu 25,5% de seu valor ante o real e este ano a queda é de 2,35%.
Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), avalia que o efeito Copa do Mundo contribuiu muito mais para o recuo dos preços. Segundo ele, houve um aumento do estoque do varejo por conta do evento e as baixas nos preços foram a forma encontrada pelas redes para vender o que ficou nas lojas após o fim do Mundial de futebol. Dados apurados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) mostram que no 1º semestre deste ano as redes varejistas compraram cerca de 6,5 milhões de TVs, um volume quase 75% maior que os 3,7 milhões de aparelhos que chegaram às lojas no mesmo período de 2009.
Na opinião de Pastore, esta é uma boa hora para os consumidores irem às compras. Entretanto, o docente da ESPM não descarta possíveis promoções com a proximidade do Natal, o que pode derrubar ainda mais os preços.
Para Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios, a compra neste momento, desde que não atrapalhe o orçamento, é a melhor alternativa. “Quem puder esperar janeiro para pegar as liquidações pós-Natal melhor ainda”, recomenda.
Por Folha da Tarde (Marcos Burghi) – 21/10/2010