HotZone, da empresa Virtual Gate, ajuda lojistas a identificarem as áreas do estabelecimento onde compradores passam mais tempo. O preço inicial do serviço é de R$ 9 mil
A Virtual Gate lançou recentemente uma solução que possibilita a análise da circulação de pessoas em determinada área da loja com diferenciação gradual da maior (“quente”) para a menor (“fria”).Com essa ferramenta o varejista consegue mensurar por onde os clientes circulam, identificar a necessidade de alteração de layout e melhor aproveitamento de espaço da loja e estudar de forma sistemática, o comportamento do consumidor em seu ponto de venda.
O preço inicial da análise é de R$ 9 mil por projeto. De acordo com Fábio Beltrão, gerente de análise para o varejo da companhia, o produto é indicado para unidades recém-inauguradas ou para interessados em fazer mudanças de “layout”.
De acordo com a empresa, os benefícios no uso do HotZone são: a identificação das áreas de maior concentração de pessoas; readequação de display para atrair mais consumidores; negociação com fornecedores com base em dados reais (ex: gôndolas); readequação do layout para identificação dos caminhos utilizados e feedback em tempo real das alterações.
Em outros países
Nos EUA, as redes de departamentos já usam ferramentas que são capazes de distinguir o humor do consumidor por reconhecimento facial com câmeras. Os dispositivos são colocados nos olhos dos manequins ou em diferentes partes do estabelecimento. As informações dos sensores são capturadas e interpretadas por um sistema. A partir daí, são gerados resultados como o perfil de comprador, onde mora e se está feliz ou não. Esta análise é feita através de dados do cliente que estão disponíveis na internet, como as publicações no Facebook.
São também usados algoritmos que conseguem calcular os sentimentos através do desenho de um sorriso na face das pessoas. “Como existe a questão de privacidade, o consumidor é questionado por meio de um aplicativo no celular se autoriza a loja a usar as informações dele”, diz Ana Claudia de Oliveira, gerente de vendas da Pivotal, uma empresa do grupo EMC, que trabalha com big data. No momento, a EMC fornece a tecnologia para clientes norte-americanos, mas não há expectativa ainda de vir para o Brasil.
(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo