No Brasil, 85% dos consumidores frequentam shopping centers. Destes, 10% afirmaram que passeiam nestes centros diariamente, revelou uma pesquisa do painel on-line ConectAí.

A parcela de brasileiros que frequentam shopping centers sobe para 20% quando a frequência diminui para, ao menos, uma vez por semana e 31%, uma vez por mês.

Segundo o estudo, os frequentadores assíduos são pessoas mais velhas, de classes mais altas. Por região, o Nordeste concentra a maior quantidade desse perfil: 17% dos internautas nordestinos declaram ir ao shopping diariamente, enquanto nas demais regiões, a proporção fica entre 5% e 9%.

A parcela dos brasileiros que não frequenta os shoppings está em 15%. Eles também são predominantemente pessoas mais velhas, porém de classes mais baixas, e estão mais concentrados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Já no Norte, apenas 4% declararam não frequentar os centros comerciais.

Compras on-line x presenciais

Embora as compras pela web estejam em crescimento, as compras presenciais ainda predominam, indicou o estudo. Material de construção, roupas, objetos de decoração e de cama, mesa e banho são os mais comprados presencialmente.

Entretanto, mais de um terço das compras de livros, utensílios de informática, eletrônicos, telefonia, CDs/DVDs e eletrodomésticos são realizadas pela internet.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo