>Flávio Luizetto, da WEBTraffic, fala sobre o perfil do novo consumidor de e-commerce e a volta da internet discada

Com a ascensão das classes B e C, a internet discada deve voltar a se popularizar, com acesso remunerado por sistema de pontos. Este fenômeno aumentaria a penetração da web, abrindo mais possibilidades para o varejo online. O varejo online tem crescido vertiginosamente e, hoje em dia, os chamados e-shoppers são 15,2 milhões no país. No entanto, a maior parte da população brasileira ainda não tem acesso a iPhones ou computadores próprios. Sendo que 49% dos internautas do país depende de lan houses para navegar. Já os computadores do trabalho ou da família vêm em seguida como principais meios de entrada na web.
A internet brasileira conta com 69 milhões de usuários, que navegam durante 26,8 horas ao mês, é possível aproveitar este cenário, explorando ferramentas como as redes sociais, que atualmente representam 84,3 % de alcance entre os consumidores online. A experiência virtual das comunidades gera identificação e aceitação do público com relação a produtos indicados por seus semelhantes. Sendo preciso buscar saber onde está o consumidor, qual seu perfil, e planejar a publicidade objetivando impacto segmentado.
Pedidos de produtos online, promoções via retweets e hashtags (#) e pesquisas com os consumidores por meio de enquetes em redes como Facebook e Orkut são ideias simples que podem fazer a diferença para os novos empreendedores.

Por Proxxima – 14/10/2010