>

Conectar-se à internet pelo celular e consumir – de sabão em pó a câmeras digitais. É no que começa a apostar o varejo brasileiro ao investir na telefonia móvel como sua mais nova plataforma de vendas, como mostra reportagem de Fabiana Ribeiro, publicada na edição deste domingo do GLOBO.

À frente das iniciativas no país, estão companhias como o Grupo Pão de Açúcar e o Comprafacil.com, que lançaram recentemente seus aplicativos para o celular. Interesse que se explica nas cifras das movimentações globais feitas por aparelhos que cabem no bolso da calça.

Em todo o mundo, segundo o Instituto Gartner, as vendas de mercadorias via celular devem encerrar 2010 em US$ 3,683 bilhões. E as projeções para os anos seguintes são ainda mais otimistas: em 2014, deve-se atingir US$ 56,444 bilhões.

– O celular veio para transformar as vidas. Mais do que falar, esse aparelho dá a capacidade de as pessoas interagirem e passou a ser uma fonte de receita de empresas. Na liderança do processo, estão os países asiáticos – disse Elia San Miguel, analista do Instituto Gartner, acrescentando que, em 2010, devem ser realizadas 192 milhões operações de compras de produtos.

Por O Globo – 04/10/2010